FILMES - BIOGRAFIA DE ARTISTAS





Van Gogh [1991)


Sinopse:
Cinebiografia do pintor holandês Vincent Van Gogh, comtemporâneo do impressionismo francês. Apesar da breve vida conturbada por momentos de loucura, deixou uma das obras mais significativas das artes plásticas.
Na primavera de 1890, Vincent (Jacques Dutronc) muda-se para perto de Paris sob os cuidados da doutora Gachet (Alexandra London). Menos de 70 dias depois, ele comete suicídio. Ao longo dessa cinebiografia, vemos como era o dia-a-dia do pintor Vincent Van Gogh, ao lado do irmão Theo (Alexandra London) e a esposa Johanna (Corinne Bourdon). Brincalhão e charmoso, Vincent facilmente atraia os olhores das mulheres - muitas delas mais novas do que ele.


http://rapidshare.com/files/1591243/MP-VGogh.part01.rar
http://rapidshare.com/files/1591334/MP-VGogh.part02.rar
http://rapidshare.com/files/1591371/MP-VGogh.part03.rar
http://rapidshare.com/files/1591250/MP-VGogh.part04.rar
http://rapidshare.com/files/1591399/MP-VGogh.part05.rar
http://rapidshare.com/files/5138960/MP-VGogh.part06.rar
http://rapidshare.com/files/5139040/MP-VGogh.part07.rar
http://rapidshare.com/files/5138954/MP-VGogh.part08.rar
http://rapidshare.com/files/5139039/MP-VGogh.part09.rar
http://rapidshare.com/files/5139058/MP-VGogh.part10.rar
http://rapidshare.com/files/5138956/MP-VGogh.part11.rar
http://rapidshare.com/files/5138958/MP-VGogh.part12.rar
http://rapidshare.com/files/5139051/MP-VGogh.part13.rar
http://rapidshare.com/files/5138962/MP-VGogh.part14.rar
http://rapidshare.com/files/5138981/MP-VGogh.part15.rar



Code
Password:www.AvaxHome.ru



DEATH OF SALVADOR DALI

Sinopse
O filme conta um pouco da vida do artista Salvador Dali





Imagem


DEATH OF SALVADOR DALI

Sinopse: Em 1922, Madri (Espanha) se vê em plena revolução cultural por conta das mudanças de valores provocadas pelo jazz, as ideias de Freud e a avant-garde . Nesse mesmo ano, aos 18 anos, Salvador Dalí (Robert Pattinson) entra para a faculdade determinado em se tornar um grande artista. Sua incomum mistura de timidez e exibicionismo faz com que a elite social da universidade volte suas atenções ao jovem estudante, como Federico Garcia Lorca (Javier Beltran) e Luis Buñuel (Matthew McNulty). O filme acompanha a relação travada entre esses tão importantes artistas contemporâneos.

Imagem



IRMÃOS LUMIÈRE - COLEÇÃO (1895 - 1896)


SINOPSE: Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (1862–1954) e Louis Jean Lumière (1864–1948), os irmãos Lumière nasceram em Besançon, na França. Foram eles que fabricaram o cinematógrafo (cinématographe), sendo frequentemente referidos como os pais do cinema. A primeira projecção pública de apresentação do invento ocorreu a 28 de Setembro de 1895 na primeira sala de cinema do mundo, o Eden, que ainda existe, situado em La Ciotat, no sudeste da França.
Mas a verdadeira divulgação do cinematógrafo, com boa publicidade e entradas pagas, teve lugar no dia 28 de Dezembro 1895, em Paris, no Grand Café, situado no Boulevard des Capucines. A sessão foi inaugurada com a projecção de La Sortie de l'usine Lumière à Lyon (A Saída da Fábrica Lumière em Lyon). Méliès esteve presente e interessou-se logo pela exploração do aparelho. O cinematógrafo era uma máquina de filmar e projetar cinema, invento que lhes tem sido atribuido, mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que teria perdido a patente pelos Lumière a 13 de Fevereiro de 1895, estes, são considerados os fundadores da Sétima Arte junto com Georges Méliès, também francês, tido como o pai do cinema de ficção.

Os irmãos Lumière fizeram um digressão com o cinematógrafo, em 1896, visitando Bombaim, Londres e Nova Iorque. As imagens em movimento tiveram uma forte influência na cultura popular da época: L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat (Chegada de um Comboio à Estação da Cidade), filmes de actualidades, Le Déjeuner de Bébé (O Almoço do Bebé) e outros, incluindo alguns dos primeiros esboços cómicos, como L'Arroseur arrosé (O Jardineiro Regando).

• SAÍDA DA FÁBRICA LUMIÈRE (1895)
• SAÍDA DO BARCO (1895)
• CHEGADA DO TREM, A (1895)
• ALMOÇO DO BEBÊ, O (1896)
• JARDINEIRO REGANDO, O (1896)
• JOGO DE CARTAS (1896)
• PAREDE, A (1896)
• CHEGADA DE UM COMBOIO À ESTAÇÃO DA CIDADE (1896)
 
PARTE 1
Imagem
PARTE2
Imagem
PARTE 3
Imagem



Vinícius de Moraes


Sinopse
A montagem de um pocket show em homenagem a Vinicius de Moraes por dois atores (Camila Morgado e Ricardo Blat) é o ponto de partida para reconstituição de sua trajetória. O documentário mostra a vida, a obra, a família, os amigos, os amores de Vinicius de Moraes, autor centenas de poesias e letras de música. A essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as transformações do Rio de Janeiro através de raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicos.


Imagem



Oscar Niemeyer - A Vida é um Sopro



Sinopse
Oscar Niemeyer é um dos mais influentes arquitetos modernos do mundo inteiro. Sua obra é traçada neste documentário, cujas primeiras cenas foram filmadas no verão de 1998. Quase uma década depois, pode-se ver o resultado de um rico trabalho de apuração para traçar os passos e as idéias do arquiteto no ano de seu centenário.


Imagem

Os Amores de Picasso (Surviving Picasso) 1996






Sinopse: O ano é 1943. Pablo Picasso (Anthony Hopkins, de O Silêncio dos Inocentes) está com 60 anos, no auge de sua carreira como um dos mais importantes artistas do século 20. Para a jovem Françoise Gilot (Natasha McElhone), de apenas 23 anos, conhecer Picasso é um sonho que está prestes a ser realizado. Convidado pelo pintor e escultor para conhecer seu estúdio, Françoise sabe que sua vida nunca mais será a mesma... mas não desconfia das surpresas que o destino lhe reserva. Desse primeiro encontro nasce um intenso romance, Picasso é um homem de personalidade forte e presença marcante. Exige tudo em seu relacionamento mas é completamente infiel em seu amor. Durante 10 anos, François viveu esse alucinado romance em uma vida tumultuada por paixões e desilusões com o artista mais radicalmente e apaixonante que o mundo já conheceu!


Imagem




O Segredo de Beethoven (Copying Beethoven, 2006)

Sinopse: Ficção sobre o último ano de vida do compositor Ludwing van Beethoven. O filme mostra a relação de Beethoven com uma bela estudante que o ajuda a compor seu último trabalho.

Imagem





Pollock 2000



Sinopse: Em agosto de 1949, a revista Life publicou em sua capa uma manchete dizendo: "Jackson Pollock: Será ele o maior artista vivo dos Estados Unidos?". Já conhecido no mundo da arte de Nova York, Pollock agora passava a ser conhecido nacionalmente como a primeira celebridade americana no mundo das artes plásticas e seu estilo corajoso e radical de pintura ditava os rumos da arte moderna. Mas os tormentos que atingiam Pollock em toda sua vida e que o ajudaram no início de carreira a criar sua arte original começaram a afligí-lo cada vez mais. Lutando contra si mesmo, Pollock entrou então numa espiral decadente que fez com que destruísse seu casamento, sua promissora carreira e sua própria vida.


Imagem




Leonardo Da Vinci (BBC)

Sinopse: A vida e as invencoes do homem mais curioso de todos os tempos._br_O documentario conta a vida do italiano Leonardo da Vinci, desde o seu nascimento no pequeno vilarejo de Vinci ate sua morte. _br_Por meio de reconstituicoes de epoca (com atores etc) e entrevistas com alguns dos maiores especialistas na obra, os filmes retratam cada episodio marcante na trajetoria daquele que e considerado uma das mentes mais brilhantes da historia. E tocam em todos os pontos mais curiosos de Da Vinci


Parte 1
Imagem










Parte 2
Imagem

Parte 3
Imagem




O codigo de vida de Leonardo da Vinci


Sinopse: Conhecido como “a Mente do Renascimento”, Leonardo Da Vinci foi um extraordinário artista, científico e inventor, que idealizou máquinas voadoras, submarinos, pára-quedas e veículos blindados com séculos de antecedência. A mais famosa das suas obras pictóricas, a “Mona Lisa”, continua a comover-nos até hoje e o seu grande fresco “A última cena” continua a ser um ícone de fé. As dissecações de corpos humanos que levou a cabo em segredo, desafiaram a Igreja, que o acusou de associação com o Diabo, mas permitiram os primeiros conhecimentos da anatomia humana. Contra o pano de fundo da opulência, a intriga e a corrupção do século XV em Itália, Leonardo move-se habilmente através dos resplandecentes palácios dos príncipes mercadores, onde os sussurros da traição e as conjuras de assassinato se misturavam com o riso das belas mulheres. Leonardo Da Vinci foi o maior homem do Renascimento, uma mente superior a todas as outras…
Imagem
 

Caravaggio
Sinopse

Michelangelo Merisi da Caravaggio (Nigel Terry), foi o garoto da Renascença Italiana. Tendo sua história contada em "flashbacks", o artista recorda fatos de sua curta existência na terra e nos mostra sua infância, as decepções do início de sua carreira, seus últimos sucessos, sua amizade com um cardeal e sua relação destrutiva com um jogador muito atraente. Talvez, este seja o melhor trabalho de Jarman onde nos é contada toda a história da vida do pintor, exibindo as contradições entre as crenças religiosas e sua identidade sexual. Maravilhosamente filmado em cenário que nos recordam a própria sensibilidade de Caravaggio, o filme é cheio de lindos tons azuis e vermelhos banhando os atores em luzes de velas, criando um efeito assustador e misterioso. A paixão de Caravaggio pela sua arte e também por seus modelos, o conduzem para sua queda final nesta suntuosa e desafiante biografia de um lendário pintor.


Imagem


Moça com brinco de pérola
Sinopse:

Em pleno século XVII vive Griet (Scarlett Johansson), uma jovem camponesa holandesa. Devido a dificuldades financeiras, Griet é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer (Colin Firth), um renomado pintor de sua época. Aos poucos Johannes começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela sua musa inspiradora para um de seus mais famosos trabalhos: a tela "Girl with a Pearl Earring".






Imagem
Agonia e êxtase
Sinopse

Depois de realizar vários trabalhos para o Papa Júlio II, Michelangelo Buonarroti é por ele chamado ao Vaticano, no início de 1508, para pintar o teto da Capela Sistina. A idéia do Papa é a de que o artista pinte as figuras dos doze apóstolos, complementadas com alguns elementos decorativos. Não se achando familiarizado com as técnicas do afresco, já que se considera, antes de tudo, um escultor, Michelangelo tenta inutilmente fugir da encomenda, inclusive alegando ter recebido uma proposta irrecusável, do sultão da Turquia, para construir uma grande ponte.

Júlio II, manipulado por seu arquiteto, Donato Bramante, que por inveja deseja ver arruinada a carreira do artista, insiste em sua proposta que termina sendo por ele aceita. Os trabalhos começam em maio daquele ano, quando Michelangelo recusa o andaime construído para a obra por Bramante. Com a ajuda de seus melhores auxiliares trazidos de Florença, ele constrói outro que, ao contrário do de Bramante, não perfura o teto ou as paredes da Capela.

Não satisfeito com os primeiros esboços, Michelangelo os destrói e desaparece de Roma, indo refletir em Carrara. Furioso, Júlio II ordena que ele seja caçado em toda a Itália. Enquanto isso, em Carrara, ao admirar as nuvens, ele vislumbra várias imagens como, por exemplo, as que representam a criação do homem. Seguro do que quer para o teto da Capela, ele vai ao encontro de Júlio II, em plena frente de batalha, onde expõe suas idéias.

O trabalho avança lentamente. Durante mais de um ano, o Papa não lhe paga um único ducado. Impaciente com a demora da obra, Júlio II constantemente vem perturbar a concentração do artista, gerando discussões entre eles.

Certo dia, Michelangelo passa mal e cai de uma razoável altura. Sua grande amiga, a Condessa de Médici chega para cuidar dele, que passa uma semana sem comer nem dormir. Enquanto isso, depois de conhecer uma grande obra de Raphael, Júlio II procura Michelangelo para lhe dizer que ele está livre para voltar para Florença, já que tomou as providências para que os trabalhos da Capela Sistina sejam entregues a Raphael. Mesmo sem condições físicas, Michelangelo reassume os trabalhos.

Os francesas invadem a Lombardia, enquanto os alemães estão a um passo de Brenner. Ferrara e Bolonha se unem contra Júlio II. Milão é sitiada. Diante dessa situação, o Papa se vê obrigado a partir para a luta contra seus inimigos, muito embora não conte com um exército adequado. Derrotado, volta à Roma, onde aguarda a chegada dos conquistadores. A sorte muda de lado, no entanto, quando espanhóis, suíços e até o rei Henrique da Inglaterra decidem apoiar o Pontífice.

Quando finalmente a pintura do teto da Capela Sistina é concluída, é celebrada uma missa solene. A seguir, Júlio II procura Michelangelo, a quem pede que comece a pensar na pintura da parede que fica por trás do altar, onde ele deve representar uma cena do Juízo Final.


Imagem


Frida

Sinopse: O filme retrata a vida da artista mexicana Frida Kahlo (Salma Hayek) nascida em 1907 que lutou contra a dor como poucas e que, com uma natureza transgressora, se transformou em um mito da América Latina. A história também aborda os vários relacionamentos amorosos que teve durante sua vida - com seu marido, com o pintor Diego Rivera (Alfred Molina), 20 anos mais velho que ela e com quem se casou duas vezes, com Leon Trotsky e também com várias mulheres - traços da sua rápida ascensão no mundo da arte e sua trágica vida pessoal.

A paixão sem limites, as sobrancelhas grossas, o buço forte e as roupas mexicanas tradicionais fazem parte de sua imagem, marcada por uma poliomielite adquirida ainda criança e pelas conseqüências de um grave acidente de ônibus aos 20 anos que atingiu sua coluna vertebral. Obrigada a passar vários anos em uma cama, entre aparelhos ortopédicos, agulhas e bisturis, a Frida de Salma Hayek parece encantadora, elegante e original, descreveram críticos de agências internacionais.
A sofrida vida da artista, que morreu aos 47 anos devido a complicações - como a amputação de uma perna.
Imagem





Camile Claudel
Sinopse

Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e, depois, assistente do famoso Auguste Rodin. Quando ela se transforma em amante do mestre (que já era casado), cai em desgraça junto à sociedade parisiense, embora tenha amigos do porte do compositor Claude Debussy. Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1912 num manicômio
.
Imagem



O ALEIJADINHO: Paixão, Glória e Suplício(2000)

Sinopse:


Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, tomou-se artista famoso com suas esculturas dos Profetas e igrejas inteiras de Ouro Preto e outras cidades brasileiras durante o século XVIII, mas uma doença misteriosa destruiu seus dedos, mãos, braços e tirou sua vida. Um professor e historiador procura pela nora viva de Aleijadinho, falecido em 1814. A história é narrada em forma de flash-back desde o nascimento, infância, juventude, formação artística e cultural até a vida apaixonada e gloriosa.

Imagem




O MISTERIO DE PICASSO (1956)

Sinopse
Igual um matador enfrentando um touro, o artista aproxima-se do seu cavalete. Pablo Picasso, o mais influente artista do século XX, está fazendo arte, e Henri-Georges Clouzot, o famoso cineasta francês (As Diabólicas, O Salário do Medo), está fazendo um filme. Em 1995, Clouzot conseguiu convencer seu amigo Picasso a fazer um documentário de arte, onde ele registraria o meomento da sua misteriosa criatividade. Para o filme, o mestre criou 20 telas. Usando tinta e papel especial, Picasso cria fantásticos desenhos, e Clouzot filma o lado oposto da tela, capturando sua criação em tempo real, Quando o artista pintar em óleo, Clouzot, mudou a cor do filme e usou a técnica de animação em stop-motion. Pelo contrário, todas as telas pintadas foram destruídas quando o filme foi finalizado. O governo francês decretou, em 1984, este documentário como um tesouro nacional.


Imagem


REMBRANDT
Sinopse:
No ano de 1642, em Amsterdan, o pintor Rembrandt Van Rijin desfruta de uma vida cheia de fama e fortuna. Com a morte de sua esposa e musa, no entanto, seu trabalho encontra a escuridão


Imagem

SEDE DE VIVER (1956)
Lust for life
Aos 25 anos, o jovem Vincent Van Gogh sente a necessidade de ajudar aos necessitados. Assim, submete-se ao "Comitê Belga dos Mensageiros da Fé", com a intenção de conseguir realizar algum trabalho de evangelização. Após passar por um processo de avaliação, não é aprovado pelo Comitê, por achá-lo uma pessoa insegura e desajeitada. Não desistindo de sua pretensão, insiste junto a um dos seus membros e termina sendo enviado para pregar a palavra de Deus em Boringe, uma região carvoeira habitada por gente extremamente desafortunada.
Uma vez lá, aos poucos vai ganhando a confiança da comunidade, na medida em que passa a se dedicar mais a um trabalho social do que aos serviços religiosos. Quando dois membros do Comitê dos Mensageiros da Fé chegam à Boringe para uma inspeção, os mesmos o recriminam por estar morando numa das casas mais precárias da vila, onde dorme sobre palhas. Ele se justifica ao dizer que deu sua cama a uma mulher doente e mais necessitada. Os inspetores, entretanto, não aceitam seus argumentos, acusando-o de estar destruindo a dignidade da igreja que representa.
Desolado, Van Gogh recebe a inesperada visita de seu irmão Theo que, após uma longa conversa sobre sua situação, o convence a voltar para a casa dos pais, até decidir sobre seu futuro. Embora seu relacionamento com o pai, um pastor, não seja dos melhores, ele aproveita a vida do campo, na Holanda, para retomar uma das coisas que mais gosta de fazer: a pintura. Sem dinheiro, conta com o suporte de Theo, que lhe envia periodicamente de Paris todo o material de que precisa para realizar essa atividade. Quando sua prima Kay Vos-Stricker, viúva com um filho, vai passar o verão no campo, ele a pede em casamento, mas ela recusa energicamente.
No final de 1881, Van Gogh muda-se para Haia, onde recebe apoio do primo Anton Mauve, um pintor bem-sucedido. Nesse período, envolve-se com uma prostituta, Christine, grávida e já mãe de um filho. Quando seu pai morre em 1885, ele volta ao campo, época em que pinta aquela que é considerada sua primeira grande obra: "Os Comedores de Batatas".
Na primavera de 1886, ao atender finalmente às sugestões de Theo, ele chega à Paris, onde trava conhecimento com vários pintores, entre eles Camille Pissarro, Émile Bernard e Henri de Toulouse-Lautrec. O impressionismo toma conta das galerias de Paris, mas Van Gogh tem problemas em assimilar esse novo conceito de pintura. Ele e Bernard iniciam, então, o uso da técnica do pontilhismo. No ano seguinte, conhece Paul Gauguin, de quem se torna um grande amigo.
Em fevereiro de 1988, Van Gogh decide mudar-se para Arles, no sul da França, uma cidade que o impressionava pelas paisagens. Em suas constantes cartas a Theo, ele fala de sua alegria com sua casa e com o período criativo pelo qual vem passando. Para decorar sua casa, pinta uma série de telas com girassóis.
Dos artistas deixados em Paris, apenas Gauguin aceita o convite para passar uma temporada em Arles. Os dois partilham uma admiração mútua, mas a relação entre ambos é marcada por discussões freqüentes. Após uma dessas discussões, Gauguin resolve ir embora. Van Gogh entra em desespero com medo da solidão e, num ato de loucura, mutila-se ao cortar um pedaço de sua orelha esquerda.
Theo, agora casado com Johanna, é chamado e faz de tudo para que ele volte a morar com ele em Paris. Van Gogh, entretanto, convence o irmão que precisa, antes de mais nada, ser internado numa Clínica Psiquiátrica, a fim de ser convenientemente tratado. Os jardins da Clínica tornam-se a principal fonte de inspiração para os quadros seguintes, que marcam nova mudança de estilo: as pequenas pinceladas evoluem para curvas espiraladas.
Ao receber alta, ele se muda para Auvers-sur-Oise, próximo de Paris, onde pode estar mais perto do irmão e freqüentar as consultas com o Dr. Paul Gachet, um especialista habituado a lidar com artistas, recomendado por Pissarro. Gachet não consegue melhorias no estado de espírito de Van Gogh, mas é inspiração para o conhecido "Retrato do Doutor Gachet". Entretanto, a depressão volta a se agravar e, a 27 de julho de 1890, depois de semanas de atividade criativa, Van Gogh dispara um tiro sobre o peito, morrendo dois dias depois ao lado do irmão.

Imagem
legenda
Imagem


Basquiat - Traços de uma Vida
( Basquiat, EUA, 1996)

A história de Jean-Michel Basquiat, interpretado por Jeffrey Wright, que começou sua carreira de artista morando nas ruas de Nova York e se tornou nome importante da arte contemporânea. Ainda nas ruas, Baquiat conhece o célebre Andy Warhol (David Bowie), mostra-lhe suas pinturas e consegue sua ajuda para entrar na alta roda do mundo das artes. Mas sua trajetória, que inclui romances, drogas, rebeldia, crítica e desprezo ao dinheiro, termina rapidamente, com sua morte aos 27 anos, em 1988.
Imagem




  Vincent & Theo (1990)

SINOPSE: ‘Vincent’ é um vídeo-tributo a Van Gogh, a seu tempo e a sua sensibilidade, contida em cada tela de cores alucinadas, sensível inteligência e paixões avassaladoras. A instalação e o vídeo buscam fazer uma análise crítica e sensível da arte de Van Gogh.


O projeto é composto de uma sucessão de imagens caracterizadas principalmente por um cuidado estético e uma composição fotográfica tal, que busca reproduzir o ponto de vista de Van Gogh diante dos elementos da natureza. Em seu todo, o vídeo é uma construção das reminiscências do pintor através da reprodução de algumas de suas obras, da leitura das cartas ao irmão Théo e de uma breve biografia, elaborada com base na evolução cronológica de suas pinturas e da representação de certas atitudes marcantes em sua vida.




Imagem