sábado, 3 de setembro de 2011

ARTE ROMANA



Pica Pau em Roma

 Vamos iniciar nossos estudos na arte romana assistindo este desenho do pica pai, se atentem a arquitetura e escultura mostrada no desenho


ARTE ROMANA

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza.
Um dos legados culturais mais importantes que os etruscos deixaram aos romanos foi o uso do arco e da abóbada nas contruções.

  
Estes dois elementos proporcionaram aos romanos a capacidade de erigir grandes edifícios sem a utilizaçao do excesso de colunas.


Podemos observar na arquitetura romana algumas construções, separadas de acordo com as funções:

  Religião: Templos

Pouco se sabe sobre eles . Destes os mais conhecidos são o templo de Júpiter Stater, o de Saturno, o da Concórdia e o de César. O Panteão, construído em Roma durante o reinado do Imperador Adriano foi planejado para reunir a grande variedade de deuses existentes em todo o Império, esse templo romano, com sua planta circular fechada por uma cúpula, cria um local isolado do exterior onde o povo se reunia para o culto, lembrando que com a expansao territorial de roma varias religiões eram inseridas ao imperio. 


Vamos assistir um pequeno vídeo (documentario) Construindo o imperio - History Channel - onde podemos observar um pouco desta magnifica construção.





Comércio e civismo: Basílica
 
A princípio destinada a operações comerciais e a atos judiciários, a basílica servia para reuniões da bolsa, para tribunal e leitura de editos. Mais tarde, já com o Cristianismo, passou a designar uma igreja com certos privilégios. A basílica apresenta uma característica inconfundível: a planta retangular, (de quatro a cinco mil metros) dividida em várias colunatas. Para citar uma, a basílica Julia, iniciada no governo de Júlio César, foi concluída no Império de Otávio Augusto.





Higiene: Termas

Constituídas de ginásio, piscina, pórticos e jardins, as termas eram o centro social de Roma. As mais famosas são as termas de Caracala que, além de casas de banho, eram centro de reuniões sociais e esportes.





Anfiteatro: 

o povo romano apreciava muito as lutas dos gladiadores. Essas lutas compunham um espetáculo que podia ser apreciado de qualquer ângulo. Pois a palavra anfiteatro significa teatro de um e de outro lado. Assim era o Coliseu, certamente o mais belo dos anfiteatros romanos. Externamente o edifício era ornamentado por esculturas, que ficavam dentro dos arcos, e por três andares com as ordens de colunas gregas (de baixo para cima: ordem dórica, ordem jônica e ordem coríntia). Essas colunas, na verdade eram meias colunas, pois ficavam presas à estrutura das arcadas. Portanto, não tinham a função de sustentar a construção, mas apenas de ornamentá-la. Esse anfiteatro de enormes proporções chegava a acomodar 40.000 pessoas sentadas e mais de 5.000 em pé.
Podemos imaginar a grandiosidade desta edificaçao neste pequeno video , onde apresenta o Coliseu em 3D


 



ESCULTURA ROMANA



Vamos brincar um pouco

Vitisus Rage



Você é um gladiador no Coliseu Romano e luta pela sua sobrevivência. Deve matar todos os seus inimigos ou eles te matarão.




instruções:

Arma - Barra de espaço

Vire à direita - Seta para a direita

Vire à esquerda - Seta para esquerda

Pular - Seta para cima
Descrição:
Use suas armas para destruir todos os adversários e se tornar o campeão Gladiator!


Gladiators Fighting - Luta de Gladiadores

Seja um gladiador e lute contra seus oponentes nessa batalha incrível no Coliseu

Ser um gladiador era uma tarefa difícil na Roma Antiga, geralmente eram escravos treinados para uma luta dentro do Coliseu. Com o objetivo de entreter o público, nessas competições, vencia aquele que desarmasse o inimigo ou o impossibilitasse de combater e até mesmo quando seu adversário morria.

 




Cenas da serie Spartacus



Gladiator: Dressed to Kill





Nenhum comentário: